segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

RELAÇÃO SINO/ANGOLANA


                                                RELAÇÃO SINO/ANGOLANA:
                                        TRINTA ANOS DE RELAÇÕES BILATERAIS

Por: Belarmino Van-Dúnem


A República Popular da China é, na actualidade, o Estado que faz a diferença no que diz respeito a abordagem na cooperação. O desenvolvimento de infra-estruturas, a construção de materiais de construção e de ponta para as novas tecnologias, o reforço do sector da defesa e segurança, na formação de quadros nas mais diversas áreas, enfim, a presença chinesa está em todas as áreas de desenvolvimento.

A China conseguiu democratizar a cooperação. Este conceito "cooperar" encontrou o seu verdadeiro sentido, independentemente da dimensão do país em termos territoriais, da densidade demográfica, das riquezas do subsolo e do poder efectivo a nível internacional, o governo da República Popular da China encontra sempre um espaço para a cooperação.

Os princípios gerais da política externa chinesa criaram um novo ambiente de cooperação a nível internacional e os Estados africanos têm sido os mais beneficiados. Sobretudo porque na base da política externa chinesa estão os seguintes princípios:

Impulsionar o estabelecimento da nova ordem política e económica internacional justa e razoável. Os cinco princípios de coexistência pacífica e outras normas reconhecidas pela comunidade internacional devem ser a base desta nova ordem (princípios de coexistência pacífica, do respeito mútuo pela soberania e pela integridade territorial, não-agressão mútua, não interferência nos assuntos internos de outros países, igualdade e benefício recíproco).

Aplicar a política de abertura total ao exterior. Desejar desenvolver intercâmbio comercial, cooperação económica e tecnológica, e intercâmbio científico e cultural com todos os países e regiões com base na igualdade e benefício recíproco.

Participar activamente nas actividades diplomáticas multilaterais. Ser uma força firme da salvaguarda da paz mundial e da estabilidade regional. Estes valores deveriam ser adoptados a nível universal, por enquanto têm guiado a política externa da China.

A cooperação entre a China e os Estados africanos data dos tempos da luta contra a opressão colonial. Os movimentos de libertação nacional tiveram um grande apoio da China, mas a cooperação entre o gigante asiático e os Estado africanos se intensificou depois das respectivas independências.

No que concerne a cooperação Angola/China pode-se afirmar que sempre houve contactos bilaterais desde os tempos da luta de libertação contra o jugo colonial. Há 30 anos que a República Popular da China mantém relações diplomáticas e de cooperação com o governo angolano. A cooperação é diversificada e afecta os mais diversos sectores.

As relações diplomáticas entre a República Popular da China e a República de Angola intensificaram-se desde 1998 quando, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos efectuou uma visita oficial a China, tendo feito uma segunda visita oficial no ano de 2008. Mas é necessário realçar que a primeira visita oficial do mais alto magistrado da nação angola à China aconteceu em 1988.

 A visita do Presidente dos Santos foi antecedida pela visita do actual Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, em 2006, nas vestes de Primeiro-ministro. No ano de 2010, o Vice-Presidente efectuou mais uma deslocação oficial. As trocas comerciais se intensificaram e no ano de 2011, o então Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Professor Carlos Feijó efectuou uma visita oficial à China.

A reciprocidade de visitas oficiais também foi uma realidade. No ano de 2006, o então Primeiro-Ministro, Wen Jiabão efectuou uma visita oficial à Angola. O Secretário da Comissão da Inspecção Disciplinar do Comité Central do Partido Comunista (CCPCC) e Membro Permanente do mesmo, Sr. He Guoqiang visitou Angola em 2008.

As relações entre os dois Estados alcançaram uma dimensão que em 2010, na sequência da visita efectuada à Angola do então Vice-presidente da República Popular da China, Xi Jingping, eleito Secretário-Geral do CCPCC no último congresso, em Março deste ano será eleito Presidente da República.

 O Vice-Primeiro Ministro da República Popular da China, Wang Qishan visitou Angola em Março de 2011, no mês de Maio do mesmo ano, o Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular da China, Wu Bangguo faz também uma visita oficial à Angola.

A troca de delegações oficiais de alto nível entre os dois Estados demonstra que existe uma dinâmica bastante intensa entre os dois países. Essa realidade pode ser constatada através da análise das trocas comerciais.

As trocas comerciais entre Angola e China não param de aumentar. Entre 2010 e 2011 as exportações da China para Angola aumentaram 9.2 por cento, atingindo cerca de 2.78 mil milhões de dólares, no que tange as importações da China no mesmo período, cifraram-se nos 24.9 mil milhões de dólares.

Segundo os dados da Embaixada da República Popular da China em Angola, entre Janeiro e Outubro de 2012, as trocas comerciais entre os dois Estados tiveram um aumento de 41.89 por cento, totalizando 31.7 mil milhões de dólares. As exportações chinesas, no mesmo período estimaram-se em cerca de 48.73 por cento, num total de 3.3 mil milhões de dólares, enquanto as importações estiveram na ordem dos 41.13 por cento, atingindo os 28.3 mil milhões de dólares.

As relações Angola/China ultrapassam as trocas comerciais e politicas, há cada vez mais centenas de cidadãos dos dois países que viajam, quer para negócios ou para prestação de serviços.

Neste momento existem cerca de 263 estudantes angolanos a estudar na China, destes 94 usufruem de uma bolsa de estudo concedida pelo governo chinês. Segundo a Embaixada da China em Angola, entre 1988 e 2011, cerca de 144 cidadãos angolanos beneficiaram de uma bolsa concedida pelo governo chinês.

Nos finais de 2012 chegou à Angola um grupo de Estudantes formados na área das engenharias provenientes da China. A capitalização das boas relações entre os dois países pode criar as condições necessárias para que Angola tenha recursos humanos capazes de catapultar o país para um desenvolvimento sustentável.

Depois de trinta de relações bilaterais não é nenhum exagero afirmar que a República Popular da China é um parceiro comercial, político e social com quem se deve contar na nova conjuntura internacional. Nunca é de mais lembrar que depois da paz definitiva em Angola, as instituições de Bretton Wood negaram qualquer tipo de apoio, as potências financeiras ocidentais fizeram vista grossa a possibilidade de uma conferência internacional de doadores para Angola, mas a China apostou e hoje os resultados estão a vista de todos, são claramente positivos.